Muitas mulheres têm dúvidas se a endometriose engorda ou não. Não existe nenhuma evidência de que os focos de endometriose produzam alguma substância que possa induzir o ganho de peso.
Na verdade, a maioria dos trabalhos científicos verifica que as mulheres com endometriose mais grave costumam ter Indice de Massa Corporea (IMC) mais baixo, ou seja, são mais magras – inclusive do que a população em geral. Já os casos mais leves podem realmentr acontecer nas que tem maior composiçao de gordura corporal (a gordura é capaz de converter um tipo de androgênio em estrogênio – que por sua vez pode estimular alguns focos de endometriose).
Pode ser que haja uma tendência genética de doença mais grave nas pacientes mais magras. Claro que isso apenas uma tendência e existem casos com mulheres mais obesas com casos graves e as mais ma gras com casos leves. Uma questão que não pode ser esquecida é que os hormônios (como pilulas contraceptivas) usados no tratamento da endometriose podem favorecer o ganho de peso – muitas vezes até por retenção de líquidos. Vale frisar que a ginastica (especialmente aeróbica) é muito benéfica para quem tem endometriose e ainda ajuda a manter o peso em dia.