No Brasil a cirurgia robótica já vem sendo feita há mais de 10 anos e neste ano ultrapassou a marca de 5000 casos, só na Rede D’Or/São Luiz (conforme saiu na Revista Veja de 27/2/2019). A cirurgia robótica é considerada uma evolução da cirurgia laparoscópica convencional, pois permite que o cirurgião possa operar confortavelmente no console (menor cansaço) e permite ainda visão em 3D e movimentos precisos, sem tremores.
O Dr. Marco Aurelio foi um dos pioneiros em receber a certificação para cirurgia robótica em 2008 (quando 1o robô chegou ao Brasil). O certificado em robô mais moderno foi revalidado em 2016. Por sua reconhecida expertise em cirurgia robótica, foi indicado e ainda atua como preceptor (proctor) de cirurgia robótica ginecológica do Hospital Barra D’Or Dr. Marco Aurelio foi o responsável pela criação da 1a pos-graduação de cirurgia robótica ginecológica no Brasil (no ID’Or).
1a cirurgia robótica ginecológica do Hospital Universitário Pedro Ernesto em 2019 realizada pelo Dr. Marco Aurelio Pinho de Oliveira, acompanhado pelo time da Ginecologia.
Iniciação a preceptoria de cirurgia robótica da Dra. Gabriele Lomonte na sua 1o caso como cirurgiã – mostrou toda sua desenvoltura com o método. Aproveitando a oportunidade fiz a tutoria de cirurgia robótica avançada para a Dra. Thaissa Tinoco – que já possui experiência em robótica.
Abaixo o apoio na cirurgia robótica ginecológica do DF Star em Brasilia (em conjunto com a equipe da Dra. Jordanna). O Hospital comemorando suas 100 primeiras cirurgias com o uso do robô!