Livro Endometriose profunda – O que você precisa saber

O interesse pelo estudo da endometriose me levou a criar o primeiro ambulatório especializado no diagnóstico e tratamento dessa doença no Rio de Janeiro. Isso ocorreu em 1997, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A endometriose profunda é uma doença frequente, grave e que merece toda atenção. Por isso, neste livro são encontradas perguntas e respostas sobre as dúvidas mais comuns apresentadas no consultório, como, por exemplo:

  • De que forma a endometriose profunda causa infertilidade?
  • A alimentação pode influenciar no desenvolvimento da endometriose?
  • A pílula anticoncepcional ajuda ou atrapalha em relação à endometriose?
  • Tenho muita hemorragia no período menstrual. A endometriose pode ser a causa?
  • Existe uma pílula anticoncepcional melhor que a outra?
  • Quais são as opções de tratamento de infertilidade para a mulher com endometriose profunda?
  • A endometriose profunda pode se transformar em uma doença maligna?

 

O conteúdo está distribuído didaticamente em cinco capítulos: Aspectos básicos, Fatores de risco, Diagnóstico, Tratamento e Prognóstico.


O livro é voltado para o público em geral, mas também será muito útil aos profissionais de saúde que queiram entender melhor a realidade das mulheres portadoras de endometriose profunda.

Acesse a Fan Page do livro, curta e fique sabendo de todas as novidades referentes ao lançamento, atualizações e conteúdos exclusivos.

Adquira o livro “Endometriose profunda – O que você precisa saber” no site da editora clicando neste link

Sobre o autor

Marco Aurelio Pinho de Oliveira é um dos mais renomados ginecologistas quando o assunto é endometriose.

Possui graduação em Medicina e mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professor e chefe do Serviço de Ginecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e também coordenador do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE-UERJ).

É palestrante de nível internacional e já foi convidado diversas vezes para realizar cirurgias laparoscópicas transmitidas ao vivo, com o objetivo de demonstrar técnicas de tratamento da endometriose, e outros procedimentos ginecológicos minimamente invasivos.

Marco Aurelio é autor de vários artigos científicos e publicações sobre o assunto, incluindo o primeiro livro brasileiro sobre cirurgia videolaparoscópica em ginecologia. Participa ativamente de sociedades científicas, tendo sido membro da diretoria da Sociedade Americana de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva (AAGL) e presidente da Comissão Nacional de Endoscopia Ginecológica da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Depoimentos

Fernanda-Machado-·-AtrizFernanda Machado · Atriz

“A endometriose é uma doença misteriosa, que me encheu de incertezas e dúvidas. Depois de passar por muitos médicos, encontrar um profissional tão especializado nessa doença me trouxe muita tranquilidade no momento da minha cirurgia. O Dr. Marco Aurelio e a sua equipe ajudaram a realizar o meu maior sonho: ser mãe!”

 

Tharcisio-Gê-·-MédicoTharcisio Gê · Médico

“Por vários anos acompanhei dolorosas menstruações e outros sintomas apresentados por minha esposa, como permanentes dores nas costas, que afetavam profundamente sua vida. Ao buscar ajuda médica para tais problemas, nenhum diagnóstico era apresentado, perpetuando sua dor e limitação física. A ocorrência de um sangramento intestinal nos fez atentar para a existência de algo de maior gravidade. Assim, após a realização de exames com profissional capacitado, veio a confirmação da endometriose profunda. Ao receber a notícia, fiquei tomado de grande preocupação e sofrimento. De médico, naquele momento, havia apenas alguém com conhecimento da possibilidade de más implicações decorrentes de uma cirurgia de grande porte, como a que precisaria ser feita. Na busca por um especialista, fomos ao encontro do Dr. Marco Aurelio, que reacendeu em nós a esperança de cura, por meio de cirurgia, acompanhada por uma equipe de várias especialidades. Com efeito, a endometriose deve ser pesquisada e tratada por profissionais capacitados para tal, tendo em vista a mudança para a vida da mulher e do casal. Hoje, pai e feliz pela cura de minha esposa, desejo que esta obra do Dr. Marco Aurelio e toda sua experiência, verdadeiro exemplo, tragam esclarecimento sobre a necessidade de uma abordagem responsável e capacitada da endometriose, bem como, principalmente, felicidade às mulheres e suas famílias.”

 

Bya-Campista-·-Escritora-e-portadora-de-endometrioseBya Campista · Escritora e portadora de endometriose

“Quando recebi o diagnóstico de endometriose, há 12 anos, me vi diante de dois grandes problemas: a doença em si e a total falta de informação. Naquela época, pouco se falava sobre o assunto, e era preciso ‘garimpar’ bastante para encontrar informações corretas. Foi com muita pesquisa que descobri as palestras direcionadas às portadoras da doença, ministradas pelo Dr. Marco Aurelio, e, é claro, assisti a todas elas! Tudo isso me motivou a criar o grupo EndoAmigas. Junto com duas grandes amigas e portadoras de endometriose, levamos informações a muitas mulheres. Hoje o EndoAmigas não existe mais. Contudo, o Dr. Marco Aurelio nos traz um grande presente: este livro. Apreciem sem moderação! Informem-se, pois a informação é a maior aliada na luta contra a endometriose.”

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?