Para o tratamento da endometriose nem sempre é necessário o tratamento cirúrgico.
Em algumas situações a mulher pode optar pelo tratamento clínico.
O tratamento cirúrgico normalmente é indicado quando a endometriose é muito extensa, por exemplo quando existe a infiltração da bexiga e/ou dos ureteres (o que pode causar dilatação dos rins) ou quando existe a infiltração do intestino ( o que pode ocasionar a obstrução do órgão).
Porém, nem sempre a lesão de endometriose é muito extensa – mas a mulher pode ter queixa de dor ou de infertilidade. Quando a queixa é de infertilidade, não está indicado o uso de hormônios para o bloqueio da menstruação, já que isso costuma dificultar a gravidez. Nessa situação, ela pode optar pelas técnicas de reprodução assistida ou pela cirurgia, com retirad dos focos de endometriose. Em muitas situações, a mulher não tem doença muito grave e também não tem o desejo de engravidar (no momento ou até no futuro). Nesse cenário está bem indicado o tratamento hormonal, com bloqueio do ciclo menstrua.
Apesar da medicação não causar eliminação dos focos, ela pode ajudar no controle dos sintomas dolorosos e evitar o crescimento das lesões.