Fortes dores abdominais durante o período da menstruação costumam ser o sintoma mais associado à endometriose. Entretanto, não são os únicos sinais da doença. Outros males ou desconfortos também podem requerer a atenção de um especialista. Confira alguns deles em matéria do site Vix, que menciona o Dr. Marco Aurélio Pinho de Oliveira.
A endometriose é quadro conhecido para cerca de 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. A condição clínica causa uma dor frequente e, muitas vezes, intolerável. O principal sintoma da endometriose é a dor pélvica, frequentemente associada ao período menstrual.
Embora muitas mulheres experimentem cólicas durante o período menstrual, aquelas com endometriose tipicamente descrevem a dor menstrual como muito pior do que a habitual. Mas além da cólica, há outros sinais que podem indicar a doença.
Sintomas da endometriose
- Fadiga
- Diarreia
- Constipação
- Inchaço
- Náusea
- Dor com relação sexual
- Dor na evacuação ou micção
- Sangramento excessivo durante e no intervalo da menstruação
- Infertilidade
O que a endometriose faz?
De acordo com o ginecologista Dr. Marco Aurélio Pinho de Oliveira, membro da Comissão Nacional de Endometriose da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a endometriose ocorre por meio de um processo em que, no momento da menstruação, parte do sangue eliminado passa pelas trompas e cai dentro da barriga.
Esse sangue contém células que têm a capacidade de crescer em locais como o ovário. Quando o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo, não consegue eliminar essas células, tem início o processo que causa a endometriose, que consiste na presença do endométrio, que é a camada interna do útero, em outros locais.