4 possíveis causas da endometriose

Todo mês, os ovários produzem hormônios que estimulam as células da mucosa do útero (endométrio) a se multiplicar e estar preparadas para receber um óvulo fertilizado. A mucosa aumenta de tamanho e fica mais espessa.

Se essas células, chamadas de endometriais, crescerem fora do útero, surge a endometriose. Ao contrário das células normalmente encontradas dentro do útero, que são liberadas durante a menstruação, aquelas fora do útero permanecem e crescem no lugar em que se instalaram (trompas, ovários, bexiga, intestino, entre outros órgãos).

As causas exatas da endometriose ainda não são claras, mas estudos levantam algumas possibilidades. Confira quatro delas.

1) Menstruação retrógrada

Isso acontece quando o sangue da menstruação, que contém células do endométrio, sofre um refluxo para a cavidade pélvica, por meio das trompas de falópio. As células endometriais perdidas instalam-se nas paredes dos órgãos da região pélvica e começam a crescer.

Esse refluxo parece acontecer durante o período menstrual em praticamente todas as mulheres. Acredita-se que o sistema imunológico exerça papel fundamental na proteção contra a implantação e o crescimento das células endometriais.

2) Crescimento de células embrionárias

As células que revestem o abdômen e as cavidades pélvicas são originárias de células embrionárias comuns. No processo de diferenciação tecidual, algumas células que revestem essas cavidades podem se converter em tecido endometrial, iniciando a doença.

3) Sistema imunológico deficiente

Deficiências no sistema imunológico também podem facilitar o surgimento da doença, tornando o corpo incapaz de reconhecer e destruir as células endometriais que crescem no lugar errado.

4) Outras causas

Após alguma cirurgia, como histerectomia ou cesariana, as células do endométrio podem se prender às incisões cirúrgicas, e a paciente pode apresentar um nódulo na cicatriz anos depois desses procedimentos.

O sistema linfático pode, também, transportar células do endométrio para outras partes do corpo e dar origem a um quadro de endometriose em locais mais distantes, como o umbigo, por exemplo.

 


Fonte: Minha Vida, com revisão do Dr. Marco Aurelio Pinho de Oliveira

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?