Uma preocupação comum entre pacientes com endometriose é se a condição pode levar ao câncer. A resposta é que sim, existe essa possibilidade, mas o risco é bastante baixo.
Mulheres com endometriose não devem temer o câncer mais que outras doenças, mas é importante adotar alguns hábitos de vida para prevenir a endometriose.
De acordo com estudos médicos, a transformação para câncer é mais frequente nos ovários. Mulheres com endometrioma ovariano têm o dobro de chance de desenvolver câncer nessa área em comparação com aquelas que não possuem a condição. No entanto, apenas 8 em cada 100 mil mulheres são diagnosticadas com esse tipo de tumor maligno, uma incidência que não justifica a retirada preventiva dos ovários, especialmente em mulheres que querem engravidar.
É importante esclarecer que o câncer de endométrio não está diretamente relacionado à endometriose, apesar do nome parecido. Enquanto a endometriose ocorre quando o endométrio cresce em outras áreas do corpo, o câncer de endométrio é a transformação maligna do tecido em sua localização normal, isto é, dentro do útero. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) serão registrados aproximadamente 7.840 novos casos de câncer no corpo do útero entre 2023 e 2025 sendo o de endométrio o mais comum deles.
Portanto, cuide-se e mantenha-se informada sobre sua saúde.