Ficar doente assusta. Queremos sempre estar saudaveis e é claro que devemos colaborar para que isto aconteça, mantendo bons hábitos alimentares, boa qualidade de sono e exercícios físicos regulares.
Porém, mesmo com todos os cuidados, infelizmente podemos adoecer e nesse momento o nosso corpo envia alguns sinais que devem ser valorizados.
O foco exagerado no trabalho, muito comum atualmente, não ajuda a percebermos esses sinais, ou mesmo tende a dexá-los em segundo plano.
A cólica menstrual é muito comum, e muitas mulheres acha que é normal. Porém devem prestar atenção quando o “corpo fala”: minhas cólicas estão muito fortes e piorando com o tempo. Tomo remédio e não passa totalmente. Ignorar não é a melhor opção. Hoje boa parte das mulheres sabe que existe a endometriose e que esse sintoms costuma ser o primeiro sinal que a doença está se desenvolvendo. Deve procurar assistência médica. Em muitas o corpo continua “falando”: passa a ter dor lombar no período mesntrual, dor na relação sexual conforme a posição e ainda assim ignoram os sinais. Isso ainda pode ser pior quando o próprio médico ignora os sinais que a paciente relata – nesse caso, quanto mais a mulher está informada, mais ela tende a procurar opniões de outros especialistas.
No caso da endometriose, não prestar atenção a esses sinais dolorosos pode levar a outro sinal no futuro – a infertilidade. Alguns casais tentam engravidar por alguns anos e não prestam atenção ao que os corpos “estão falando”: vocês estão tentando há um bom tempo e nada de gravidez. Não engravidar após 1 ano de tentativa (em alguns casos até 6 meses) deve ser escutado pelo casal e podem procurar ajuda. A endometriose é uma das principais causas de infertilidade feminina (e o diagnóstico tardio pode interferir no resultado, pois a doença pode estar muito extensa).
É preciso ter um olhar atento para o que o seu corpo fala e então buscar um diagnóstico precoce, antes que os sintomas piorem. O seu médico de confiança pode te ajudar muito. Simplesmente negar a existência dos sinais não é a melhor solução.