Uma boa qualidade do sono é fundamental para uma vida saudável. Durante o sono existe a produção de vários hormônios e substâncias que atuam no fortalecimento da defesa do organismo. Portanto, um sono restaurador melhora o desempenho do sistema imunológico. Além disso, uma boa noite de sono combate o estresse e parece ter ação positiva na prevenção da hipertensão e diabetes.
As mulheres portadoras de endometriose habitualmente apresentam dor pélvica crônica. Existem vários estudos que mostram a associação entre a insônia e a dor crônica. Neste ano de 2022, o nosso grupo publicou um artigo em uma revista internacional que mostra a relação entre a intensidade da dor e a insônia nas mulheres com endometriose profunda. Nós incluímos 234 mulheres com endometriose profunda no estudo. As mulheres sem dor ou com muito leve, aproximadamente 25% tinham insônia. Já as mulheres com dor moderada ou intensa, aproximadamente 50% apresentavam queixa de insônia. Também encontramos relação entre o tempo de duração da dor e insônia.
Sabe-se que a insônia pode diminuir o limiar da dor, o que leva a um ciclo vicioso. O médico deve estar atento e perguntar ativamente para a paciente sobre a qualidade do sono. Em caso de insônia, o profissional deve reforçar estratégias para que a paciente tenha um sono de qualidade, restaurador.