Existem duas formas de prevenção. A mais conhecida é a prevenção primária, ou seja, são aquelas medidas que evitam o aparecimento de determinada doença. No caso da endometriose, no qual o desenvolvimento está relacionado com o refluxo menstrual, a prevenção primária seria evitar as menstruaçoes – ideal seria somente nas mulheres com tendência genetica para ter endometriose (o problema é que não sabemos disso). Portanto, para evitar a maioria dos casos de endometriose, a mulher teria que usar pilula continua desde muito jovem para “cortar” a menstruação ou ter varias gestacoes seguidas – uma atras da outra (nao menstruaria também).
A prevenção secundária seria prevenir a evolução da doença naquela que ja possuem o diagnóstico de endometriose. Nesse caso normalmente é indicado uso de hormonios para “cortar” a menstruação naquelas que não estão tentando engravidar.
Como a maioria das mulheres com endometriose tem muita cólica menstrual, o que se faz na pratica é sugerir o de pilulas, sem pausa, nesse grupo de mulheres com muita dor – pela alta probabilidade de ter a doença (mesmo com ultrassonografia ou ressonancia ainda normais).