No último dia 19, foi realizada a EndoMarcha – Time Brasil (Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose), em mais de 60 países. No Brasil, nove cidades já aderiram ao movimento (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Campo Grande, Recife e Florianópolis).
A EndoMarcha já está em sua 3ª edição e, a cada ano, mais pessoas aderem à causa que não é somente das portadoras da doença, mas de todos que convivem diretamente com elas, seja no núcleo familiar, no ambiente de trabalho ou em quaisquer outros grupos de relacionamento.
A ideia do movimento partiu do médico americano Camran Nezhat e seus irmãos Dr. Ceana Nezhat e Dr. Farr Nezhat, com o objetivo de conscientizar governantes e populações sobre as dificuldades das mais de 200 milhões de meninas e mulheres, em todo o mundo, que vivem (e sofrem) com endometriose. Com esta ação, Dr. Camran, um dos mais renomados especialistas no assunto e precursor da videolaparoscopia, vislumbra tanto a divulgação da doença – ainda desconhecida para muitas pessoas – como a conquista de direitos como políticas públicas específicas para atender às portadoras de endometriose, uma doença crônica que interfere diretamente nas atividades cotidianas da paciente.