Estresse x Endometriose

O estresse pode facilitar o desenvolvimento da endometriose. Mulheres estressadas normalmente trabalham muito, dormem pouco se e alimentam mal. Tudo isso, em conjunto com as próprias substâncias liberadas durante o estresse, pode diminuir a eficiência do sistema imunológico, facilitando o desenvolvimento da endometriose. Estudos em animais já conseguiram mostrar o desenvolvimento de lesões mais graves quando induzidos ao estresse. Mulheres com endometriose têm um risco aumentado de outras doenças inflamatórias e relacionadas ao sistema imunológico, muitas das quais também estão associadas ao estresse. Desta forma, a diminuição do nível de estresse pode ser que ajude a evitar o aparecimento ou progessão da endometriose.

Para afastar sentimentos negativos e reduzir o estresse, é muito importante exercer o controle sobre nossas emoções, cuidar delas, estar ciente delas e não nos deixarmos levar por aquelas que, quando duram, são muito prejudiciais à nossa saúde.

Existem algumas medidas úteis para combater o estresse. Se for possível, diminuir o ritmo de trabalho. A qualidade do sono é muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Com um bom descanso, o corpo consegue restabelecer a energia e também melhora o funcionamento do sistema imunológico. Algumas outras atividades como a prática da meditação, Yoga, mindfullness, contato com a natureza, entre outras, podem ajudar a descansar a mente e combater os efeitos do estresse.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?