A depressão e a endometriose

A endometriose está associada com dor crônica e infertilidade.

 

Esses motivos podem interferir nos relacionamentos pessoais, familiares e de trabalho. Com o passar do tempo, a mulher pode desenvolver quadros de transtornos mentais como a depressão e a ansiedade. Esses transtornos mentais por sua vez também estão associados com distúrbios do sono, o que costuma levar a mais dor e ansiedade – desta forma fica estabelecido um ciclo vicioso.

O ideal é que seja feito o diagnóstico precoce da endometriose, pois assim é possível controlar a dor e minimizar a chance da doença progredir e causar mais impacto na fertilidade.

Contudo, o tratamento da endometriose deve ser mais global e o médico não deve focar apenas no controle da dor e no desejo da mulher engravidar. É muito importante cuidar da saúde mental e o ginecologista deve estimular a prevenção, estimulando medidas que minimizem o estresse (p ex ioga, meditação, atividades ao ar livre) e que aumentem a socialização (encontro com amigos e boa convivência familiar e no trabalho). Alem disso deve estar atento aos primeiros sinais de depressão/ansiedade e recomendar o acompanhamento de profissionais especializados sempre que necessário.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?