Atividade física alivia dores provocadas pela endometriose

atividade-fisicas-aliviam-dores-provocadas-pela-endometriose-grid-2

Portadoras de endometriose já sabem que o estresse é um dos fatores externos que podem motivar o desenvolvimento de uma doença que aflige milhões de mulheres em todo o mundo. Isso pode ocorrer porque alterações do sistema nervoso provocam desequilíbrio hormonal, que, por sua vez, compromete o sistema imunológico.

A partir dessa sequência lógica, pode-se deduzir facilmente que uma pessoa com o sistema imunológico fragilizado fica muito mais suscetível a episódios de mal-estar e a desenvolver doenças, seja uma gripe ou algo mais sério. O que vai definir isso é a genética, a pré-disposição de cada pessoa para desenvolver algum tipo de doença. Sabe aquele gene meio defeituoso, que fica adormecido, esperando o ambiente favorável para, então, despertar?

Então, diante dessa grande possibilidade, e para não dar muito espaço para os genes ruins se manifestarem, a mulher – portadora ou não de endometriose – deve ter uma certeza: a atividade física será a sua melhor amiga por toda a vida.

Manter o corpo em movimento traz benefícios além do que os olhos podem alcançar. Exercícios praticados em doses equilibradas e de forma prazerosa promovem não somente o bem-estar físico, mas também social, emocional e psicológico, pois contribuem para equilibrar a ansiedade, o sono e o metabolismo de um modo geral. Vale enfatizar que a endometriose pode se desenvolver por causas multifatoriais. Por isso, vale muito a pena investir em boa saúde e qualidade de vida, desde cedo.

Além de todos esses benefícios, a prática regular de atividade física produz endorfina, um neurotransmissor superimportante para baixar os níveis de estrogênio – hormônio que aparece nos estudos da endometriose como um dos elementos formadores de focos da doença.

A endorfina (endo = interno + morfina = analgésico) é um dos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Veja o que ela é capaz de fazer por você:

atividade-fisicas-aliviam-dores-provocadas-pela-endometriose-grid-2

Por todos esses motivos, mesmo que você não seja muito fã de exercícios físicos, o resultado observado, num prazo de tempo muito curto, será tão positivo que vai ser (quase) impossível pensar em abandonar essa rotina.

Fontes: Wikipédia e MulherEndo
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?