Dienogeste auxilia no tratamento da endometriose?

O Dienogeste é uma progestina sintética, derivada da progesterona. Essa classe de hormônios é muito usada no controle da endometriose, pois pode diminuir a intensidade da dor e minimizar o crescimento dos focos. Em alguns casos pode até ocorrer uma pequena diminuição por conta da redução do edema e do grau de inflamação dos focos.

Embora haja algumas semelhanças com outros progestagênios, o Dienogeste destaca-se por certas particularidades. Por exemplo, enquanto o levonorgestrel e o desogestrel são utilizados em formulações contraceptivas de forma isolada, o Dienogeste, por si só, não é aprovado como um agente contraceptivo aqui no Brasil. Progestagênios como o Dienogeste têm um mecanismo de ação centrado na supressão do crescimento ectópico do tecido endometrial, atenuando a resposta estrogênica. Eles são reconhecidos pela sua eficácia em aliviar a dor associada à endometriose. Contudo, alguns pacientes podem apresentar efeitos colaterais, incluindo cefaléia, desconforto mamário e sangramento de escape.

Não existem estudos comprovando que o Dienogeste é superior aos outros progestogênios ou mesmo superior às pílulas contraceptivas de uso contínuo, porém, ele costuma ter uma taxa baixa de sangramento de escape, o que pode ser benéfico para as pacientes com endometriose.

Os análogos do GnRH, como a Gosserrelina e a Leuprorrelina, são considerados os mais potentes e agem reduzindo a produção de estrogênio, suprimindo temporariamente a função ovariana, o que consequentemente diminui o crescimento do tecido endometrial ectópico. Porém, os análogos do GnRH podem causar efeitos colaterais significativos, como ondas de calor, secura vaginal e perda de densidade óssea, tornando mais complicado o uso no longo prazo.

Os estudos com Dienogeste mostram uma boa eficácia da medicação, mesmo quando comparada com os análogos do GnRH. Lembrar que nenhuma medicação é capaz de eliminar o foco de endometriose e a cirurgia está indicada quando a qualidade de vida está ruim com o uso de hormônios ou quando existe crescimento dos focos mesmo em uso de medicações hormonais.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?