Dor Pélvica e a Acupuntura

A Acupuntura tem se mostrado eficiente no tratamento da dor pélvica, sendo realizada na maior parte das vezes de forma complementar, potencializando resultados nos casos que não respondem de forma adequada ao tratamento convencional. O alcance terapêutico da técnica inclui recuperação motora, normalização das funções orgânicas, modulação da imunidade, das funções endócrinas, entre outros, não se resumindo apenas ao efeito analgésico. Os efeitos sedativo, antidepressivo, anti-inflamatório e de relaxamento muscular são particularmente importantes em se tratando de pacientes com dor pélvica.

Pacientes com dor sofrem com estresse e ansiedade. Durante as sessões de acupuntura conseguem relaxar, até dormir, e ao final, estão mais tranquilas e sentem menos dor. Com o tempo, observa-se melhora no padrão de sono e do humor, diminuição da ansiedade e do uso de analgésicos. Tudo isso atenua os efeitos nocivos do estresse acumulado, fator frequentemente associado ao agravamento e manutenção dos sintomas da doença, já que os hormônios do estresse (cortisol, adrenalina, noradrenalina) aumentam a resposta inflamatória e interferem negativamente na resposta imune.

No Ocidente, a acupuntura é predominantemente utilizada para tratar ou prevenir distúrbios musculares/articulares ou condições associadas à dor aguda, crônica ou recorrente. Há inúmeros trabalhos já publicados que demonstram a eficácia da acupuntura no controle da dor pélvica leve a moderada. Para pacientes com quadro de dor moderada a acentuada a eletro-acupuntura oferece melhores resultados.

Os estudos sobre os mecanismos de ação e efeitos da acupuntura são cada vez mais diversificados e promissores, comprovando que é um tratamento válido, seguro e confiável, com excelente resposta na prática clínica em pacientes com dor pélvica, controlando de forma eficiente os sintomas e melhorando sua qualidade de vida.

DOR PÉLVICA E ELETRO-ACUPUNTURA

Para potencializar os resultados e estender os benefícios da acupuntura às pacientes que apresentam dor acentuada ou moderada, estímulos elétricos podem ser aplicados às agulhas de acupuntura – é a eletro-acupuntura. Nosso corpo transmite toda informação necessária ao seu bom funcionamento na forma de sinais elétricos (sistema nervoso) e está apto a receber estímulo elétrico de baixa intensidade para fins terapêuticos.

Nos pontos de acupuntura as propriedades elétricas são bem particulares – o trajeto dos meridianos de Acupuntura tem condutividade elétrica maior do que em regiões onde não existe tal trajeto: significa que a corrente elétrica atravessa os pontos de acupuntura com maior facilidade.

A eletro-acupuntura (EA) consiste na aplicação de corrente elétrica de baixa intensidade às agulhas de acupuntura e começou a ser desenvolvida na década de 1930, na China e os estudos mostram que a EA ativa o sistema supressor da dor.

De todos os benefícios da EA, o mais relevante e mais estudado é a potencialização do efeito analgésico, que é mais rápido, mais profundo e mais duradouro quando comparado a acupuntura tradicional. É um grande diferencial no tratamento de pacientes com dor moderada ou intensa, que exige um estímulo extensivo; quanto maior o estímulo na agulha, maior o efeito sedativo e mais potente a ação mio-relaxante. aumentando a eficácia da acupuntura. O tratamento é confortável, muito bem tolerado, não oferece efeitos colaterais.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?