A prática esportiva é extremamente benéfica pra quem tem endometriose. Os exercícios físicos, especialmente quando intensos, ajudam a liberar substâncias benéficas para quem tem dor, como a beta endorfina.
Além da sensação de bem-estar, a beta endorfina age em nível cerebral minimizando a sensação de dor, presente em muitas mulheres com endometriose.
Algumas mulheres não conseguem praticar exercícios físicos por conta da dor. Nessa situação é importante fazer um tratamento prévio para atenuar a dor, o suficiente para permitir a prática de atividades físicas.
Em algumas poucas situações a mulher deve ter cuidado com exercícios de impacto (ter que correr, saltar ou pular p ex). Os cuidados seriam nos casos de cistos de ovário mais volumosos (especialmente acima de 6cm). Mulheres com endometriose podem ter cistos hemorrágicos (chamados de endometrioma) e que às vezes podem crescer.
Os exercícios de impacto podem favorecer a ruptura dos mesmos e devem ser evitados até o tratamento adequado dos cistos mais volumosos.