A recuperação de um procedimento menos invasivo (cirurgia laparoscópica ou robótica) para o tratamento da endometriose geralmente é mais fácil do que uma cirurgia aberta. No entanto, ainda é necessário algum cuidado e atenção para garantir uma recuperação rápida e segura.
O tempo de recuperação de uma cirurgia minimamente invasiva de endometriose pode variar de acordo com a extensão da cirurgia e da condição física individual. Algumas pacientes podem se sentir melhor em poucos dias, enquanto outras podem levar algumas semanas para se recuperar totalmente.
Não é incomum o desconforto no local da cirurgia, bem como cansaço e fadiga. Geralmente, é recomendado que as pacientes descansem por pelo menos duas semanas após a cirurgia antes de voltarem ao trabalho. As atividades físicas mais vigorosas devem ser evitadas por pelo menos seis semanas e, se possível, iniciar somente após 2 meses do procedimento cirúrgico (atividade vigorosa precoce pode facilitar o aparecimento de hérnias nas feridas operatórias, especialmente no umbigo). No geral, é importante fazer uma dieta saudável e seguir as recomendações do médico para se recuperar da cirurgia da maneira mais rápida e segura possível.