Cólica menstrual forte, dor na relação sexual ou para defecar/urinar, infertilidade e sangramento na urina ou nas fezes são alguns dos sintomas que podem indicar endometriose. No entanto, vale ressaltar que é fundamental a visita a um ginecologista, porque tais incômodos podem ser associados a outros problemas de saúde. Um dos primeiros sinais, a cólica, pode ser causada por outras doenças.
A endometriose consiste na presença de células que compõem a camada interna do útero (chamada de endométrio) fora dele: nas trompas, nos ovários, na bexiga ou no intestino.
Em geral, os sintomas de endometriose são:
Cólica menstrual muito intensa
Está presente na maioria das portadoras. A cólica costuma ser muito intensa, incapacitante. Tende a piorar com o passar do tempo. Quando a mulher menstrua, o foco de endometriose dentro da barriga também sangra e inflama, o que gera mais dor. Pode melhorar bastante quando a mulher começa a usar pílulas anticoncepcionais.
Dor na relação sexual
Como a endometriose pode afetar vários órgãos, o contato com a região inflamada provoca dor. Esse problema, na endometriose, costuma estar relacionado à profundidade. Dor na relação no início da penetração normalmente envolve outras causas, como infecções na vagina e vulva (candidíase, por exemplo) e doenças dermatológicas. Doenças do aparelho urinário, como cistites, também podem levar à dor na relação sexual.
Infertilidade
A endometriose está entre as principais causas de infertilidade. Tal correlação pode ser explicada por alguns motivos, como obstrução ou comprometimento das tubas uterinas por aderências causadas pela endometriose; e inflamação crônica na pelve, que pode atrapalhar a ovulação e a implantação do embrião no útero. Embora as estatísticas apontem a endometriose como uma das principais causas da dificuldade para engravidar, outros problemas hormonais podem ser os responsáveis. Além disso, a infertilidade pode, na verdade, ser masculina. Por isso, só mesmo um exame mais minucioso poderá diagnosticar a origem do problema.
Alterações e dores intestinais no período menstrual
Como o intestino encontra-se próximo do útero, também pode ser comprometido pela endometriose. No período menstrual, as lesões de endometriose no intestino provocam inflamação e, por consequência, dor, principalmente durante a evacuação. Em casos mais graves, pode causar dificuldades na evacuação e até obstrução do intestino.
Dor para urinar
Assim como o intestino, a bexiga também está localizada na região pélvica, próxima do útero – e pode sofrer as mesmas alterações. Com isso, a mulher com endometriose pode sentir dor para urinar durante a menstruação ou ter sangramento na urina. Também é possível que os ureteres (estruturas que transportam a urina dos rins para a bexiga) e até mesmo o funcionamento dos rins estejam comprometidos. Esses sintomas devem ser observados com cuidado, porque são bem parecidos com outros que também causam vários transtornos, a exemplo de infecções urinárias e cálculo renal.